Quem nunca se frustrou por não conseguir “mostrar tudo” o que gostaria de uma ambiente com uma única foto? Ou estar em frente à uma fachada deslumbrante e ela “não caber na foto”?

Pois é, a maioria de nós já sofreu por não ter em mãos uma lente grande angular para conseguir imagens amplas e mais abrangentes.

Neste artigo pretendo mostrar algumas opções disponíveis no mercado com um breve descritivo de cada uma delas.

Vou falar aqui apenas das duas marcas de câmeras mais utilizadas para fotos de arquitetura. Se Você se interessar por alguma outra marca, deixe sua mensagem aí embaixo que eu respondo. 😉

Vamos lá?

Primeiramente, creio que seja válida uma breve explicação de como a abrangência da lente é relacionada aos “mm”. Observe a imagem abaixo:

As lentes são categorizadas pelas distâncias focais, ou seja, ângulo de visão. Fonte- Guia de Equipamentos Fotográficos do Olhar de Arquiteto

 

NIKON:

AF-P DX NIKKOR 10-20mm f/4.5-5.6G VR – p/ sensor cropado

É uma lente com o preço bem mais acessível do que a que citarei logo abaixo, já é um bom início ao mundo do WIDE ANGLE

AF-P DX NIKKOR 10-20mm f/4.5-5.6G VR

AF-S NIKKOR 14-24mm f/2.8G ED

Esta lente é a queridinha de TODO fotógrafo de arquitetura (Até quem usa Canon admite que é uma das melhores, senão a melhor lente grande angular do mercado). O preço é um pouco mais alto, mas te garanto que o investimento vale cada centavo.

AF-S NIKKOR 14-24mm f/2.8G ED

NIKON AF-S NIKKOR 16-35mm f/4G ED VR

Uma boa opção para quem ainda não está disposto a investir na 14-24

NIKON AF-S NIKKOR 16-35mm f/4G ED VR

CANON:

Canon EF-S 10-22mm f/3.5-4.5 USM – p/ sensor cropado

Lente super versátil, com preço acessível e de boa construção.

Canon EF-S 10-22mm f/3.5-4.5 USM

Canon EF 16-35mm f/2.8L III USM

Modelo básico de grande angular para sensores full-frame da canon. Imagens de qualidade, porém, não é uma lente tão abrangente por começar em 16mm.

Canon EF 16-35mm f/2.8L III USM

Canon EF 11-24mm f/4L USM

Grande Angular com a maior abrangência presente no mercado. São 11mm para sensor full frame! É MUITO assunto cabendo numa só imagem!

Canon EF 11-24mm f/4L USM

SIGMA (Tanto p/ Canon quanto Nikon)

SIGMA 10-20mm F3.5 EX DC HSM – p/ sensor cropado

Talvez esta seja a lente para sensor cropado mais popular entre as primeiras lentes pra arquitetura que a grande maioria de fotógrafos tem acesso. Essa belezinha apresenta uma qualidade de imagem muito boa e seu preço é super acessível. Vale a pena começar com ela!

SIGMA 10-20mm F3.5 EX DC HSM

SIGMA 12-24mm F4 DG HSM – Art Series

A SIGMA vem caprichando nesta Série Art. Esta é só uma entre algumas belas opções que a marca apresenta. Lente de excelente construção e qualidade de imagem excepcional!

SIGMA 12-24mm F4 DG HSM

Por enquanto é isso, amigos!

No próximo post, vou falar das famosas lentes TILT & SHIFT, que são aquelas com correção de perspectiva, sonho de consumo de 11 a cada 10 fotógrafos de arquitetura que existem!

Gostou do artigo? Quer citar alguma lente que não pode faltar na bolsa de todo fotógrafo de arquitetura? Deixe seu comentário aí embaixo!

Quer saber antes o que acontece por aqui? Clique no botão abaixo e se inscreva já! 
Fique tranquilo, somos contra SPAM!

ENTRE PARA NOSSA LISTA VIP!

0