Foto: Projeto de Rodrigo Latorre A primeira fotografia da história foi uma fotografia de arquitetura, tirada por Niépce em uma exposição de 8 horas!
Point de vue du Gras” - Niépce

Point de vue du Gras” – Niépce

Por algum tempo, por causa das limitações técnicas, este foi um dos únicos assuntos possíveis de ser registrado através da fotografia. Com a evolução da tecnologia, a fotografia tomou diversos rumos. A fotografia de arquitetura, por exemplo, se apropria da linguagem de representação que veio antes, ou seja, fez uso do desenho arquitetônico como inspiração. Façade du Panthéon de Paris - Jacques SoufflotTwo point perspective, interior of Dercy House by Robert Adam, 1777 Sendo assim, a fotografia rapidamente se expandiu nesse sentido por ser mais eficiente em velocidade e em precisão, se comparada ao desenho em sua forma tradicional. Com o decorrer dos anos, a compactação dos equipamentos necessários para a captura de imagens possibilita que fotógrafos comecem a viajar o mundo e fotografem a arquitetura por onde passam como forma de registro. O resto é história… Nos dias de hoje, como bem sabemos, as publicações que giram em torno da arquitetura só são possíveis graças à fotografia, sejam sites, portfolios, redes sociais, revistas impressas, blogs, etc. Esta importância se deve ao fato que nós, como curiosos da arquitetura, iremos conhecer uma proporção infinitamente maior de obras arquitetônicas através de imagens em relação ao que iremos ver presencialmente, ainda mais se tratando de projetos e residências de uso privado.
fotodearquitetura.com.br-98

Projeto: Giuliana Fenocchi

Levando em consideração este último fator, nada mais adequado do que sempre apresentar fotos que façam jus ao projeto. Com as mais diversas nuances de luz, texturas, cores, e sensações que o projeto/ambiente provoca.

Nesta simbiose, ambas, fotografia e arquitetura cumprem seus papéis tão singulares e que se casam perfeitamente.

E você, tem mais alguma curiosidade sobre o assunto? Gostaria de acrescentar um comentário? Compartilhe!

0 202